Publicado por: sulivans | março 6, 2009

Entendendo as gregas e o seu comportamento – Parte 1/5

Gregas? O que é isso? Esta é a reação das pessoas quando pergunto se sabem o que são as Gregas. É impressionante o número de pessoas que dizem conhecer opções mais não sabem o que são gregas e para o que serve. Não consigo entender como as pessoas operam opções sem o uso deste instrumento. Se eu tivesse que definir o que é uma grega definiria como bússula, exatamente, Bússula! Quando entramos em alguma operação com opções as gregas vão nos fornecer o comportamento delas. Agora que você já sabe a importância das gregas vamos ao aprendizado.

As gregas são variáveis derivadas da fórmula Black & Scholes que mostram a sensibilidade e o comportamento do preço da opção em relação a quatro fatores:

  1. Mudança no Preço do ativo subjacente
  2. Mudança na Taxa de Juros
  3. Mudança na Volatilidade do ativo subjacente
  4. Mudança no Tempo

Cada grega mede um aspecto diferente na formação do preço da opção.Existem vários tipos de gregas, neste artigo vamos aprender as 5 mais importantes.

GREGA DELTA

O Delta mede a variação do preço da opção em relação a mudança de $1 no ativo subjacente. Complicado? Um exemplo… Imagine que a opção esteja custando $17,00 e o Delta para esta opção é igual a 37% (ou 0,37 como é mostrado em outros sites ou softwares), isto quer dizer que para cada variação de $1 na ação a opção irá valer $17,37. Fácil não é? Agora como você usa o delta? Aqui está o segredo! As pessoas sempre compram opções OTM porque são baratas, elas custam baratas de verdade mas em compensação possuem um delta horrível. Isto quer dizer que se a ação subir $1 a sua opção OTM com delta de 10% vai ganhar somente 10 centavos e não $1 real como se espera. Ahhh… entendi, então o que eu faço para aproveitar o mesmo movimento da ação? Compre ITM! Porque os operadores inteligentes quando querem pegar um movimento de alta da ação compram opção ITM? Porque opções ITM possuem um valor de Delta muito alto, em alguns casos chega a ser 100%! Fique de olho no delta das suas opções. Vamos simular uma operação para entender melhor?

Vamos supor que pela nossa análise o ativo VALE5 vai subir, neste momento a VALE5 está cotada à $26,57 , nossa estratégia será compra à seco. Qual opção escolher? Vejamos o que o software Value Greeks nos oferece de opção:

delta

Note que as opções com strike 16, 18 e 20 são a melhor opção devido ao delta ser alto. Gosto dos deltas que estão acima de 90%. Conseguiu visualizar qual é a mais interessante? É óbvio que a opção com o melhor delta é a melhor escolha, mas lembre-se que quanto maior o delta maior será o preço pago pela opção, na verdade a escolha da opção deve levar em conta o delta e o preço que é acessível a cada operador.

No próximo artigo vamos aprender sobre a Grega GAMMA.

Abraços


Respostas

  1. ÓTIMA EXPLICAÇÃO


Deixe um comentário

Categorias