Publicado por: sulivans | março 4, 2009

Concorrência: Ameaça ou Oportunidade

Quando estamos analisando uma empresa usando a escola fundamentalista temos que estar atentos a concorrência. Você não deseja que a empresa à qual está investindo perca espaço no setor de atuação, quer? Quando um negócio tem alta lucratividade cria concorrentes de forma natural, ora, quem não quer uma fatia destes lucros? Bem… sabemos que grandes empresas tem bons lucros por causa de seu produto, ou seja, uma vantagem competitiva. O investidor inteligente deve saber avaliar esta vantagem competitiva. De acordo com o autor do livro “Monte uma Carteira Vencedora”, Charles Mizrahi, existem Quatro tipos de vantagem competitiva, são elas:

  1. Marca
    Um ótimo exemplo para isto é a Coca-cola (no meu caso). Mesmo que a coca-cola esteja custando $1 mais caro que o refrigerante concorrente do mesmo tipo eu não vou deixar de comprá-lo. Ainda que esteja custando $2 mais caro também não vou deixar de comprar. E se estivesse em falta? Deixaria de comprar qualquer refrigerante e esperaria chegar a coca-cola.  Este evento ocorre quando a pessoa não abre mão do produto porque é o seu favorito. A MARCA é forte quando tem valor e é conhecida e insubstituível.
  2. Troca
    Existem certos produtos que você não trocaria de jeito nenhum. Vamos supor a vovó que tem uma máquina de escrever, por mais que você tente fazê-la abandonar o produto ela não vai deixar de lado. Isso ocorre porque a troca mudaria toda a rotina e a retiraria de sua rotina. A vovó teria que se acostumar com as posições das teclas, com o sistema operacional, com a impressora… Empresas que possuem produtos com esta características são ótimos negócios para se investir.
  3. Custo
    Empresas que conseguem repassar o seu produto final ao cliente com um preço mais em conta do que o da concorrência é um bom negócio! Isso ocorre quando não tem peças intermediárias no meio, um exemplo seria uma distribuidora e um mercado. Porque o mercado vende mais caro? Porque existem processos aí no meio que envolvem custos. Isto ocorre também em organizações que fabricam o produto em uma escala tão grande que conseguem repassar com um valor muito baixo.
  4. Proteção
    Empresas com patentes e exclusividade na venda do produto são bons negócios. A pepsi nunca vai ser igual a coca-cola por causa da sua proteção (patente) que proíbe a fabricação do produto com a mesma quantidade dos ingredientes na fórmula.

Antes de investir tenha certeza que esta vantagem competitiva será duradoura. Procure empresas que mantem vantagem competitiva por anos e anos.

Abraços

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